Em Dia de São Cosme e São Damião, sempre me dá uma vontade de sair com o Chicão pelas ruas de Belém, à procura de bombons. Assim eu mato a saudade de quando eu era um moleque que saía junto com os meus irmãos pelas ruas do jurunas e voltávamos com sacos plásticos lotados de guloseimas.
Alguém sabe os endereços de pessoas que fazem essa distribuição?
Fizeram isso com o Chicão em 2017, quando ele cursava o 6° ano. Pô! É muita falta de sacanagem!
Por que dar doce no dia de Cosme e Damião?
Cosme e Damião eram gêmeos e médicos que curavam, sem cobrar. E os doces são distribuídos para manter a bondade e a caridade dos irmãos. Além disso, os santos agora estão ligados à infância, considerados protetores não só dos gêmeos, mas das crianças em geral.
A história dos dois santos começa por volta do ano 300. Cosme e Damião difundiam a fé em Cristo enquanto curavam, e por isso foram perseguidos e acabaram mortos pelo imperador romano Deocleciano, no dia 27 de setembro.
Os portugueses trouxeram para o Brasil suas crenças e santos e foi assim que a devoção por Cosme e Damião chegou por aqui. Com a chegada dos negros, as religiões africanas também foram trazidas. E a fusão de crenças nativas, europeias e africanas, fez surgir o sincretismo e a reinterpretação de elementos.
Valei-nos São Cosme e São Damião!
Nenhum comentário:
Postar um comentário