"A liberdade jamais e dada pelo opressor, ela tem que ser conquistada pelo oprimido"

"A liberdade jamais e dada pelo opressor, ela tem que ser conquistada pelo oprimido"
"A liberdade jamais e dada pelo opressor, ela tem que ser conquistada pelo oprimido"

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

O Método em Marx

    Meu nome é Idalécio Lopes dos Santos, sou brasileiro de Belém do Pará, casado com Vanuza Rodrigues, tendo um filho biológico chamado João Francisco (Chicão) e vários filhos e filhas de coração. Durante a minha vida tenho desempenhado várias profissões (As veze mais de uma ao mesmo tempo) e nunca digo que FUI tal profissional, digo que ainda SOU, apenas não estou exercendo a profissão e, por conta disso, posso estar desatualizado em alguns aspectos. Já atuei como Vendedor de Picolé, Camelô, Ator (Palhaço e outros personagens) Animador de Festas Infantis, Agente de Orientação Profissional, Instrutor de Informática, Cinegrafista, Roteirista, Produtor, Técnico em Iluminação, Editor de Imagens, Agente de Portaria, Atendente de Farmácia, Copeiro e Assistente Social.

    Sendo oriundo da Classe Trabalhadora, eu não poderia me encontrar em outra posição ideológica dentro do Espectro Político, senão à Esquerda. E sendo Marxista e Assistente Social, não poderia deixar de me posicionar de forma intransigente na defesa da Justiça Social e dos direitos da Classe Trabalhadora.

    O Serviço Social brasileiro pós Reconceituação, é hegemonicamente Marxista. E são em suas dimensões Teórico Metodológica, Ético Política e Técnico Operativa que se baseia a nossa prática. É na Teoria Social de Marx que me baseio, tendo o Materialismo Histórico Dialético como Método, para fazer as minhas análises sociais. Para operacionalizar essas análises, muitas vezes faço uso de técnicas e instrumentos de pesquisa que me permitem qualificar e quantificar determinado Fenômeno e/ou Processo Social, principalmente quando a análise precisa ser mais aprofundada. E é na dimensão Ético Politica que encontro a bússola para nortear o meu Exercício Profissional na direção de um Projeto Societário que combata a exploração do homem pelo homem e estimule a Inclusão e a Justiça Social.

    Sou Classe Trabalhadora, sou Assistente Social, sou de Esquerda, sou Marxista sou Anti Bolsonarista e totalmente contra a Ideologia NaziFascista da Extrema Direita Bolsonarista que está infiltrada em vários setores e grupos da sociedade brasileira. Mas, para ser tudo isso, foi necessário eu saber de onde eu vim, onde eu me encontrava e quais as Determinações Histórico Sociais me trouxeram até aquela condição. E o Serviço Social me proporcionou esse conhecimento. Por isso, entre as coisas que me deixam chateado, estão as falas, com base no senso comum, que são feitas contra o Marxismo. Na maioria das vezes são análises rasas de quem não sabe o mínimo do que está falando, mais insiste em falar do que não sabe.

    Diante de tudo o eu disse acima e levando em conta o momento histórico no qual estamos, momento este que é de DEMONIZAÇÃO da política e DESQUALIFICAÇÃO do debate político, decidi compartilhar com os amigos essa postagem que fiz há algum tempo aqui no meu Blog e espero que ela ajude na compreensão do que é o Método em Marx e a que ele se propõe.


Veja mais aqui:

https://memoriasdeumbebadoconsciente.blogspot.com/2012/04/curso-o-metodo-em-marx.html?m=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário