"A liberdade jamais e dada pelo opressor, ela tem que ser conquistada pelo oprimido"

"A liberdade jamais e dada pelo opressor, ela tem que ser conquistada pelo oprimido"
"A liberdade jamais e dada pelo opressor, ela tem que ser conquistada pelo oprimido"

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Dicas para Blogueiros de Primeira Viagem!

Olá meus queridos leitores, tudo bem?
Chegaram as férias de julho!
Nesta época alegre, quente e iluminada o meu humilde Blog está comemorando seis meses de existência. Então eu fico a pensar como a vida passa rápido. Nesses 164 dias que se seguiram desde a primeira postagem que fiz, já aconteceram tantas coisas em minha vida! Aqui ficaram registrados alguns momentos felizes e também o momento mais tristes e doloroso que já vivi até hoje.
Contando com está já são trinta e oito postagens, ou seja 0,23 postagens por dia. Achou pouco? Pois acredite, não é! Se formos levar em conta o meu computador antiquado, a internet lenta, as quedas constantes de energia em meu bairro(na verdade em toda Belém) por culpa do serviço mal feito pela REDE CELPA, o trabalho(afinal escrever Blog é bom, mas não dá dinheiro, pelo menos para mim), me dividir nas tarefas de casa com a esposa e etc. Fazer 0,23 postagem por dia está ótimo! Afinal é uma postagem a cada, quase, cinco dias. Mas claro que sempre pode-se melhorar.

Com o intuito de marcar as comemorações destes seis meses de existência, resolvi fazer um upgrade no visual do Blog para deixa-lo mais de acordo com a proposta do nome "Memórias de Um Bêbado Consciente".
Para ilustrar essa ideia eu me inspirei em fotos de meus amigos da "Canalha", alguns dos bêbados mais conscientes que existem, todos pinguços de responsa.














Fiz uma montagem com ilustrações de uma pintura denominada "samba", do artista plástico Francisco Eduardo, e coloquei como plano de fundo. Eu gostei do resultado e espero que também gostem!



Mudei várias vezes o visual do Blog durante esse seis meses, tudo na tentativa de deixa-lo mais agradável para quem lê. Nessas mudanças muita vezes encontrei dificuldades para chegar ao resultado esperado, mas, assim como na vida, aprendi com os erros e finalmente gostei do resultado final. Por isso resolvi escrever um pequeno manual com dicas para os blogueiros de primeira viagem que, assim como eu, encontraram dificuldades para configurar o layout de seus blog's.

Então aqui estão as dicas:
01- BANNER COM O TÍTULO DO BLOG
Vocês não sabem o quanto eu penei até descobrir como personalizá-lo! Revirei a internet por dias atrás de um tutorial que explicasse tudo certinho,. Encontrei a informação que queria unindo as dicas de vários Blog's e mesmo assim teve coisa que descobri sozinho.
Para começar, você pode criar seu banner através do programa Paint instalado em seu computador(iniciar-todos os programas-acessórios-Paint). No menu Imagens você clicará em Atributos. Na largura você colocará 900(SEMPRE), se colocar mais que isso, o banner será cortado ao ser adicionado ao Blog, e na altura 150(aqui você pode variar o quanto quiser, mas, na minha opinião, acho que fica melhor com no máximo 200).
Feito isso, você poderá colocar a cor que quiser, inserir a imagem que desejar...soltar a imaginação.
Recomendo salvar o arquivo sempre em JPG, assim você poderá abri-lo no programa photoshop e terá menos chance do arquivo ser rejeitado pelo Blog.
Feito o fundo do seu banner, indico que use o photoshop para escrever nele, pois há mais opções de formatação que o Paint.
Em seguida é só você acessar a conta de seu Blog, clicar em Design, onde fica seu título você clica em Editar, então clica em Selecionar Arquivo de Seu Computador. No quesito Posicionamento, você clica em Em Vez de Título e Descrição, Salvar e pronto! Seu banner personalizado foi adicionado com sucesso no seu Blog!!!

02- BANNERS LINK-ME
Para quem não sabe, os banners link-me são aqueles que você disponibiliza em seu Blog para que outros blogueiros os copiem e os adicionem nos blogs para fazer propaganda do seu.
O tamanho tradicional dele é de 120 x 60. O 120(largura) é legar manter constante, já a altura pode variar.
Também pode ser feito nos programas acima citados e sua arte final pode ser feita num programa online chamado FotoFlexer. Nesse programa você consegue colocar molduras/bordas em seu banner, escrever com glitter e tantas outras coisas. É super fácil usar.
Já o gerador do código HTML para seu banner(sim, você precisa gerar esse código para add ao seu Blog) você pode gerar por esse programinha online trazido pelo Blog Mundo Blogguer, também é muito fácil e sem segredos.
Para disponibilizar seu banner link-me em seu Blog, você vai acessar Desing - adiciona uma Gadget - vai procurar a opção HTML/JavaScript e colar o código HTML gerado no Mundo Blogguer. Pronto! Seu Banner Link-me também foi adicionado como sucesso em seu Blog!!!

03- PLANO DE FUNDO DO BLOG
Para alterar o plano de fundo de seu Blog você deverá acessar Design - Design de Modelo(que se encontra logo acima da frase "Adicionar e organizar elementos da página"). Escolha a opção Plano de Fundo, vai aparecer a opção Imagem de Plano de Fundo e abaixo estará em evidência seu plano de fundo atual. Nesta "caixinha", clique na setinha que tem ao lado e abrirá uma janela com a expressão Selecionar imagem do plano de fundo, clique em Fazer upload da imagem.
ATENÇÃO: Fique atento à observação trazida nesse aplicativo: Você pode fazer upload de um arquivo JPG, GIF OU PNG com até 300 KB. Para cobrir todo o plano de fundo use imagens com 1800 x 1600 pixels ou maiores.
Isto feito, é só você clicar em CONCLUÍDO e pronto! Plano de fundo personalizado add ao seu Blog!!!

04- ADICIONAR GIFS ANIMADOS OU NÃO
Esse é super fácil. Você entra em Design - Adicionar uma Gadget - Imagem - escolher o arquivo do seu computador(caso a imagem esteja salva nele) ou cole o endereço eletrônico de onde a imagem está hospedada e SALVAR. Pronto! Olha que difícil!!!

05- ADICIONAR SLIDE COM IMAGENS ESCOLHIDAS POR VOCÊ
Esse também não é nenhum bicho de sete cabeças, mas também ralei até descobrir como fazer (rsrs).
Inicialmente você precisa possuir uma conta no Picasa, então crie um álbum com as imagens que você quer que apareçam no slide, o tipo de álbum deve ser público e ...pronto!
Como assim: Pronto?
Bem, meio caminho do processo já foi percorrido, agora só falta adicionar ao Blog.
Entre em Design - Adicionar Gadget - Apresentação de slide - no quesito Opção clique em Álbum. Em Nome do Usuário coloque o e-mail da sua conta do Picasa e dê ENTER, na opção álbum ficaram disponíveis todos os seus álbuns públicos do Picasa, escolha um e pronto! Dai é só SALVAR!

06- ADICIONANDO O APLICATIVO PODERÁ TAMBÉM GOSTAR DE
Há tempos eu estava atrás de saber como colocar esse aplicativo aqui no Blog, e essa semana, mais precisamente ontem, eu descobri!
Acredito que você já deve ter se deparado com este aplicativo em alguns blogs, ele sempre está ao final da postagem.
Bom, para adicioná-lo você precisa acessar o site do LinkWithin e seguir o passo-a-passo trazido nele. O site é em inglês, mas é super tranquilo de compreender.
Seguindo tudo certinho, o aplicativo será adicionado com sucesso em seu Blog!

Bom, estas foram algumas dúvidas que tive quando estava montando o meu Blog e espero de coração que essas dicas possam ajudá-los de alguma forma.
Muitos desses recursos eu usei durante um tempo e depois resolvi retirá-los do Blog, nada de mais, só uma questão de evitar excessos, você pode experimentar e se gostar do aplicativo mantê-lo, afinal cada Blog tem as suas características próprias.
Se tiver alguma dúvida que não foi apresentada nesta postagem, faça suas perguntas através dos comentários, se eu souber responder, farei com prazer!

6 comentários:

  1. Meu caro amigo vc se tornou um blogueiro inveterado, até dicas vc tá dando, parabéns, o blog tá lindo, agradecemos as referencias e por termos te inspirado de alguma forma!!Beijão!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas, nossos blogs tem a mesma idade, seis meses, mas pelo jeito levas bem mais jeito com eles do que eu. Por exemplo, a coisa mais difícil pra eu fazer foi a que disseste que era a mais fácil, o tal de gadgets. Até hoje eu não sei muito bem o que são, mas estão lá no meu blog hehe.
    Blogs, na minha opinião, são registros modernos de memória, daí eu ter achado tão interessante o nome do teu. Que ele continue fértil.
    Um beijão Idalécio

    ResponderExcluir
  3. 6 meses... Não são para qualquer um !!! Muito legal a postagem e que venha muitos anos de um Blog interativo e divertido !!!

    ResponderExcluir
  4. Ficou muito firme o BG. Tudo haver com a proposta do teu blog, as postagens também estão muito boas.

    ResponderExcluir
  5. Wanessa, a "Canalha" é sempre uma inspiração para mim.
    Lilinda, na verdade mais do que ler os manuais, o negócio e ir testando e experimentando os aplicativos.
    Felipe, obrigado por prestigiar o meu Blog, apareça sempre.
    Harrison, valeu pelos elogios.
    Este Blog tem sido de grande importância no exercício de escrever, mas também serve para eu exorcizar os meu fantasmas, além de uma boa maneira de preservar minhas memórias diárias. Fico feliz que tenham gostado das mudanças, espero que apareçam sempre para ler e dar sugestões. Abraços em todos!

    ResponderExcluir
  6. PERFEITO O PLANO DE FUNDO DO SEU BLOG !!! COMPOSIÇÃO PERFEITA

    ResponderExcluir