"A liberdade jamais e dada pelo opressor, ela tem que ser conquistada pelo oprimido"

"A liberdade jamais e dada pelo opressor, ela tem que ser conquistada pelo oprimido"
"A liberdade jamais e dada pelo opressor, ela tem que ser conquistada pelo oprimido"

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Desejo de Criança

    Quando eu ainda era uma criança e não sabia escrever, fazia em páginas de cadernos rabiscos sem sentido, tentava imitar os movimentos feitos pelas mãos das pessoas que eu via escrevendo. Interessei-me pela leitura e fui alfabetizado muito rapidamente, tamanha era a minha vontade de saber. Queria ler as revistas em quadrinhos e finalmente consegui.
    
    Numa noite quando toda a família estava reunida na sala em frente ao televisor. Até hoje não esqueço a novela que estava no ar naquela época: "Duas Vidas" na Rede Globo. Durante o intervalo comercial quando era, e acho que ainda é, veiculada uma chamada para doadores de sangue. Foi ali , diante de minha família surpresa e orgulhosa, que eu li em voz alta: "Precisa-se com urgência de sangue tipo 'O' positivo. Doadores dirijam-se ao banco de sangue do Pronto Socorro Municipal".
    
    Que felicidade eu senti naquele momento, vendo minha mãe orgulhosa do progresso do filho, olhando a cara dos meus irmãos surpresos com o meu feito. Dali em diante foi só desenvolver a leitura e a escrita. Porém, ficava inseguro na hora de escrever para a apreciação de terceiros, tinha medo de equivocar-me com a gramática e escrever de forma errada. Sempre fui muito exigente comigo mesmo, e justamente por isso tinha receio de desenvolver determinado tema em uma redação e ele ficasse medíocre.
    
    Hoje descobri que o meu grande erro foi ter medo de errar. Fiz alguns textos e nunca os mostrei a ninguém, mas agora, graças a essa maravilhosa ferramenta que é a internet e ao incentivo de amigos, eu vou exorcizar os meus medos e escrever tudo (ou quase tudo) o que eu quiser e da forma que eu quiser. Escreverei não para as outras pessoas e sim para mim mesmo. Se as outras pessoas gostarem, ótimo! E se não gostarem, sinto muito! De escrever eu não paro mais.

2 comentários:

  1. É isso ai Idalécio, Excelente seu blog, gostei mesmo. Escreves de maneira fluente, o texto vai indo rapidinho e quando a gente percebe já acabou, e ainda dá um vontadezinha de ler mais. isso é muito bom, sobretudo na net, onde as pessoas não querem ficar muito tempo lendo longos textos. Parabéns pelo seu blog, serei seu leitor e seguidor. Grande abraço amigo!!

    ResponderExcluir
  2. PS.: esta hostória de necessidade de escrever me lembrou uma postagem recente que vi no twitter do Frei Beto (sou seu seguidor). Ele dizia mais ou menos isso: os jovens me perguntam como saber se sou escritor, e respondo que se vc consegue passar os dias felizes sem escrever, com certeza não o é. É algo assim, gostei muito da definição do Frei Beto, ele que é um escritor empedernido. Tens que escrever mesmo.Estarei aqui pra ler. Abs.

    ResponderExcluir