"A liberdade jamais e dada pelo opressor, ela tem que ser conquistada pelo oprimido"

"A liberdade jamais e dada pelo opressor, ela tem que ser conquistada pelo oprimido"
"A liberdade jamais e dada pelo opressor, ela tem que ser conquistada pelo oprimido"

sábado, 7 de maio de 2011

Feliz dia das mães!

Sinto um desejo angustiante de descansar minha cabeça em teu colo, como eu fazia quando estavas conosco, momento em que passavas a mão pelos meus cabelos e falavas coisas que só as mães sabem falar, palavras que só saem da boca das mães, pois só as mães sabem dizer coisas que fazem um filho se sentir o ser mais importante do mundo.
O teu colo tinha o poder de fazer os meus problemas se tornarem quase microscópicos, pelo menos por alguns momentos, mas o suficiente para eu me refazer e enfrentá-los.
Também sinto falta de velar o teu sono, de ficar contigo nos momentos em que estavas fragilizada, de deitar ao teu lado e dormir com tua cabeça apoiada em meu braço, de fazer-te sentir que estavas amparada. A verdade é que eu me amparava em ti, também, e desse amparo mutuo tirávamos forças para enfrentarmos nossos medos.
Tenho saudades até de nossas brigas, dos momentos de atritos, meramente teatrais, dos quais eu sabia que um dia lembraria saudoso.
Pulsa em meu coração uma dor aguda. Dor que vem da vontade, que não poderá mais ser satisfeita, de ver o teu sorriso tímido e envergonhado, de acariciar o teu rosto quase que a contar as tuas rugas, essas marcas que a vida deixou em ti e que eu achava lindas, pois cada uma delas trazia impressa um pouco da tua história. A história de uma mulher que, apesar da figura aparentemente frágil, tinha muita força.  A tua força, a tua dignidade e a tua dedicação à nós, teus filhos e filhas, sempre foram para mim motivos de orgulho.
Foste muito mais que mãe! Foste amiga, confidente, conselheira, cúmplice e, foste também, um pouco minha filha.
A nossa relação algumas vezes parecia um drama e outras vezes uma comédia.
Na verdade ao lembrar desses momentos, em que eu me encontrava no papel de filho e pai simultaneamente, pego-me sorrindo e chorando ao mesmo tempo.
Só a tua ausência me acompanha agora. Ela deixa claro, para que eu nunca esqueça, o quanto foste importante em nossas vidas, o muito de ti que está vivo em mim e nos meus irmãos e irmãs.
Sem a tua presença a minha vida ficou muito triste, é difícil aceitar a idéia de que não estás mais aqui. Porém todos temos a certeza que cumpriste o teu papel de ser humano, mulher, esposa e mãe com total dedicação.
Foste tão comprometida conosco que só nos deixaste depois que eu, teu filho mais novo, já estava com esposa e filho. Tenho certeza que não quiseste me abandonar antes, que fincaste o pé e pediste a Deus para ficar mais um pouco. Eras teimosa e persistente e tenho certeza que Deus quis dar-te este presente.
Apesar de estar com quarenta anos, ter esposa e filho, sem ti eu me sinto um menino órfão.
Este será o primeiro dia das mães em que eu não poderei dar-te um beijo no rosto e dizer-te:
-Feliz dia das mães!


2 comentários:

  1. Há dores sobre as quais não se dizem nada. Pois a dor e tão forte e tão companheira da vida toda, que nos resta apenas ficar ao lado, calados. Saiba que este teu amigo está ao teu lado, solidário à tua dor, mesmo sabendo que qualquer palavra do mundo não vai diminuí-la. Seja forte amigo.

    ResponderExcluir
  2. Belíssima declaração, me tocou profundamente o texto, de um lirismo próprio dos que amam suas mães. Parabéns.

    ResponderExcluir